Entenda os benefícios de ter uma horta em casa 

Benefícios de uma horta caseira para a mente 

Entenda os benefícios de ter uma horta em casa 
Entenda os benefícios de ter uma horta em casa 

Redação Com Agência - 15/01/2023 08:08:23 | Foto: Divulgacão

Nos últimos tempos as pessoas têm se preocupado muito com a saúde física e mental, principalmente após o confinamento em virtude da pandemia da COVID-19. E uma das formas de obter grande alívio nessas questões é ter uma horta em casa.

Ela combate não apenas os maus hábitos alimentares, mas, também, vai espairecer a mente, tornando o dia a dia menos pesado, quando a necessidade de enfrentar diversidades é uma constante, o que ocorre com muita frequência.

Tanto a mente quanto o corpo precisam estar saudáveis e alinhados, principalmente para quem trabalha em grandes empresas de arqueação de tanques, pois é uma atividade que exige concentração e esforço físico, mesmo diante de tecnologias facilitadoras.

Quando a parte psicológica e a saúde física estão em desequilíbrio, é o momento certo para cultivar uma horta em casa, para que alimentos saudáveis e fresquinhos estejam à disposição, para elaborar pratos saudáveis para toda a família ou receber amigos.

Os maus hábitos alimentares podem provocar problemas de saúde, como o excesso de peso, colesterol alto, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e, no âmbito psicológico também afeta a mente, causando depressão, desânimo e ansiedade.

Diante de todos estes problemas, a falta de concentração ou o cansaço, podem afetar as atividades do indivíduo ao fazer a manutenção pinça de freio do veículo, podendo acarretar problemas de segurança, provocando acidentes sérios.

Portanto, é essencial ter uma atividade relaxante e saudável, como iniciar e manter uma horta em casa, cuja prática tem sido adotada por pessoas jovens ou idosas, homens ou mulheres, trazendo muitos benefícios mentais e para a saúde dessas pessoas.

Antes de elencar as vantagens psicológicas e na saúde ao manter esse hábito, abaixo serão apresentados alguns dos benefícios que uma alimentação saudável traz ao corpo e a mente:

  • Eliminação de toxinas;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Combate à obesidade;
  • Evita doenças como depressão e ansiedade.

Cultivar a própria horta é uma forma inteligente e financeiramente viável para as pessoas, porque acaba evitando o uso de agrotóxicos e conservantes, ressignificando o sabor dos alimentos e ainda proporciona um ambiente mais agradável para se morar.

Esse tipo de cultivo individual de plantar em casa produz alimentos mais saudáveis e uma salada feita com eles melhora a qualidade de vida, possibilitando uma refeição mais leve e saborosa, para quem trabalha na medição de ensaio de dureza shore é algo vantajoso.

Nesse sentido, pode-se evitar as comidas das redes de fast food, trazendo grandes benefícios voltados para a saúde física e mental, tornando o indivíduo mais disposto, menos fatigado e com a mente mais preparada para lidar com a rotina.

O uso do celular com o acesso contínuo às redes sociais é uma constante nos últimos tempos, porém, quando é cultivada uma horta caseira, a atenção se volta para os cuidados das plantas e se torna um fator de distração por um bom tempo.

Benefícios de uma horta caseira para a mente

Quando se trata de encontrar equilíbrio psicológico, o fato de cultivar uma horta para ervas e flores não exclui os tratamentos médicos, como a terapia, por exemplo, mas ela acaba trazendo muitos benefícios nesse sentido, tais como:

  • É uma válvula de escape das pressões cotidianas;
  • É uma terapia ocupacional;
  • Combate a sensação de ansiedade e solidão;
  • É um processo energético e motivacional;
  • Alivia o estresse;
  • Modifica o humor e libera endorfina.

Como seres humanos, é fundamental experimentar a sensação de voltar a estar conectado com a natureza, ainda que seja em um pequeno espaço dentro de casa. Além de ser bom para evitar o vício em aparelhos eletrônicos.

A maioria das pessoas estão desligadas do verde da natureza e das cores das flores, e, nesse conceito, as que aparecem cenários usados para a revelação de fotos para quadros grandes são bastante artificiais, já que não condizem com a realidade.

As pressões do cotidiano, por vezes, são processos difíceis para o ser humano lidar e a horta caseira pode aliviá-las, tornando-se uma terapia ocupacional de muita valia, distraindo a pessoa por um bom tempo.

A sensação de ansiedade e solidão desaparece, visto que muitas pessoas moram sozinhas, em pequenos apartamentos, tendo como companhia apenas um animal, como um felino que é dependente do tutor para tomar a vacina para gato v4.

A horta caseira modifica o humor, trazendo sensação de felicidade e fortalece a conexão com a terra e as pessoas. Estudos apontam que só de colocar a mão na terra, ocorre um processo de união entre espírito, corpo e mente.

Uma horta feita em casa, consegue aproximar mais as pessoas, principalmente se ela for cultivada com membros da família, ou até em uma comunidade. Nesses momentos, os diálogos são mais fortalecidos, eliminando intrigas nos relacionamentos.

Benefícios da horta caseira para a saúde física

Não apenas o aspecto mental é beneficiado com uma horta produzida dentro de casa, mas a saúde física também e, nesse sentido, abaixo são listadas algumas das vantagens dessa prática que se tornou bem comum atualmente:

  • Reforça a imunologia do corpo;
  • Previne doenças como o Alzheimer e Parkinson;
  • Baixa o colesterol e triglicérides;
  • Fortalece habilidades motoras finas e grossas;
  • Reduz os batimentos cardíacos;
  • É caracterizada como uma atividade física;
  • Melhora o senso de coordenação visual.

Na correria do dia a dia, grande parte das pessoas não se alimentam adequadamente, apenas com comidas rápidas e muitas vezes pratos congelados comprados em mercados, o que não é nada saudável para o físico.

Com uma horta caseira, evita-se doenças como o Alzheimer e o Parkinson, porque o senso cognitivo é mais fortalecido, evitando esquecimento nas pessoas que fazem alteração CNH PCD. São indivíduos cuja mobilidade é restrita e ser atento é primordial nesse sentido.

Nem sempre a alimentação é equilibrada com nutrientes adequados e suficientes para o bom funcionamento do corpo e, com as ervas produzidas em casa, é possível utilizá-las para reduzir o colesterol e triglicérides que causam doenças cardíacas perigosas.

As habilidades motoras finas e grossas são fortalecidas porque movimentar as mãos durante o cultivo não deixa de ser um exercício, ainda que leve, mas feito de forma contínua quando a terra é escavada para o plantio das sementes.

A coordenação visual fica mais apurada, com a movimentação dos olhos e mãos ao mesmo tempo, sendo um facilitador no momento de abrir um pacote de ribbon cera 110x90. Ou seja, os olhos e mãos estão sincronizados nesse processo.

Diante do exposto, é inegável que as hortas, quando cultivadas em casa, perfazem inúmeros benefícios psicológicos e físicos para quem as adota como terapia restauradora nos dois âmbitos.

Dicas para iniciar uma horta em casa

Para quem pretende iniciar uma horta caseira e aplicar essa técnica de fundamental importância terapêutica, é possível seguir os passos apresentados abaixo para dar início no processo de criação da horta:

  • Reservar um espaço, podendo ser no parapeito da janela;
  • Escolher vasos ou recipientes adequados;
  • Preparar a terra com adubo natural;
  • Iniciar o plantio de ervas ou flores;
  • Manter uma rotina nos cuidados;
  • Colher os frutos no momento certo;
  • Escolher um local ensolarado;
  • Dar espaço entre as sementes para crescerem melhor.

As plantas necessitam de pelo menos 4 horas de sol por dia, para ficarem saudáveis e a adubagem precisa ser natural, e elas não podem ser plantadas muito próximas para que se desenvolvam mais apropriadamente.

Cuidados no plantio da horta

Toda horta caseira exige cuidados todos os dias para que produza plantas bonitas e saudáveis, que embelezam o ambiente e tragam estabilidade física e emocional.

Por esse motivo, existem cuidados básicos que servem para quase todo o tipo de plantação. Porém, é preciso ter em mente que cada fruta, planta ou legume deve ter cuidados próprios para crescer da maneira correta.

  • Regar as sementes regularmente e sem exageros;
  • Usar adubos naturais na quantidade certa;
  • Podar quando for necessário;
  • Remover as ervas daninhas, quando surgirem
  • Não ultrapassar as horas necessárias de sol;
  • Colher com cuidado, para não danificá-las.

Mantendo esses cuidados diariamente, a horta cumprirá o processo na produção de ervas saudáveis e flores exuberantes, harmonizando o ambiente e deixando-o mais leve e colorido.

Considerações finais

Ter uma horta em casa não é igual à obtenção de um licenciamento ambiental corretivo. Este, é um processo burocrático e que, por mais difícil que seja, não exige nenhum tipo de manutenção, necessitando apenas de uma atualização quando as leis vigentes mudarem.

Já, uma horta caseira, exige cuidados diários, carinho e muita dedicação de quem a cultiva, porque é uma prática que beneficia o corpo e a mente, no sentido de torná-los, em termos terapêuticos, mais fortalecidos e bem desenvolvidos.

Seja em um apartamento pequeno ou em uma casa grande, a horta precisa ter um local somente para ela, com sol na quantidade exata e ser regada com atenção, para que o exagero não a prejudique.

Encontrar uma forma de restabelecer o equilíbrio mental e físico, optando pelo cultivo de uma horta vai trazer resultados positivos para a vida de uma pessoa, além de ser o responsável por melhorar a qualidade de vida de quem pratica essa atividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários para "Entenda os benefícios de ter uma horta em casa ":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório